Desafio #1

Ideia #150: Frutas

Esta página está em construção.

AVISO: Você pode envolver seu filho em parte dos cálculos deste desafio. Isto irá ensiná-lo sobre frutas exóticas e também o dará um entendimento sobre frutas e vegetais, cálculos com dinheiro, e essas coisas. O único risco aqui é que seu filho acabe ficando viciado em uma fruta cara de se comprar.

Eu postarei minhas próprias conclusões sobre este desafio em: 29 de Outubro de 2022.

O Desafio das Frutas

[Atualizado em 08/09/2022 04:00 GMT-3]

Este será um tipo diferente de conteúdo que estaremos postando aqui no Baú das Ideias!

Anteriormente, discutimos a Ideia #150, que era sobre fazer uma salada de frutas que reduzia o preço por tigela. Vai haver um desafio sobre isto.

O desafio é encontrar o melhor mix de frutas para colocar em uma tigela para conseguir a salada de frutas mais barata possível.

Eu convido nossos queridos visitantes a se aventurar comigo neste exercício, de encontrar, com algumas regras colocadas, o melhor mix para uma salada de frutas, da maneira mais científica possível. Finalmente, vamos comparar os preços por tigela de salada de frutas. Naturalmente, uma comparação direta não seria possível pois parte do trabalho é levantar, como 'você conseguir, o preço das frutas; Isto depende de onde você está. Mas isto pode levar a uma comparação interessante sobre preços de saladas de frutas, e frutas em geral, entre países.

É um fato bem estabelecido que o preço de frutas varia de tempos em tempos, dizemos aqui no Brasil que as frutas entram em safra, significando que as vezes há muitas delas no mercado então o preço cai. Frutas são na realidade produtos bastante complexos se você pensa a respeito. As vezes uma fruta está disponível durante todo o ano, as vezes apenas em alguns meses. Cerejas são exemplos assim para nós, pois sendo um país tropical, apenas conseguimos cerejas importadas perto do Natal. Para tornar o problema mais difícil ainda, as frutas são perecíveis, e não é incomum que hajam muitas perdas neste ramo..

[Uma nota a parte, na Colômbia é bastante comum você conseguir comprar salada de frutas de qualidade excepcional em qualquer lugar nas ruas. Isto não é algo que existe no Brasil, mas suspeito que a pessoa que trazer isto aqui irá fazer muito dinheiro. Assim como a pessoa que trouxe primeiro aquelas paletas Mexicanas. Existe dinheiro a ser feito em fazer bons produtos regionais se tornarem disponíveis em todo lugar, e isto é algo feito desde a antiguidade dos mercados.]


As regras do jogo são:

  • Uma tigela de salada de frutas tem 250 gramas;

  • Uma salada de frutas tem, pelo menos, três tipos de frutas, a todo momento;

  • Nenhuma fruta individual pode corresponder a menos que 15%, em peso, da salada de frutas;

  • Antes que alguém levante a questão "Tomate é fruta?", uma fruta aqui é apenas algo que se desenvolveu dos carpelos da flor. É no carpelo que ocorre a fecundação, e a grosso modo a flor se transforma em fruto. Não são frutas portanto cenouras, alfaces, brócolis, batatas ou cebolas, por exemplo, que são estruturas comestíveis da planta mas não são frutos pois não vieram do carpelo (em geral se chamam vegetais). Tomate é considerado uma fruta, portanto. Ás vezes é preciso uma pequena busca sobre uma fruta \e specífica para clarificar as coisas.

  • Com a consideração anterior feita, não é o objetivo deste exercício iniciar uma caça as bruxas para pessoas que classificaram errado um vegetal como fruta. Se você acredita que exista uma razão nutricional convincente para incluir um vegetal na sua salada de frutas, você está autorizado a fazê-lo, mas ele será um item extra, não contribuindo a contagem de três itens acima. Você ainda precisará de três frutas reais mais seus vegetais;

  • Para os propósitos deste exercício, apenas frutas vão em uma salada de frutas - não há adição de água, açúcar, xarope de bordo, mel, cereais ou creme, esse tipo de coisa que as pessoas colocam nas saladas de fruta para o desespero dos nutricionistas;

  • Você pode usar frutas comuns ou mais exóticas, mas você precisa honestamente dizer que estas frutas estão disponíveis onde você vive, pelo menos durante uma parte do ano;

  • A cada mês, haverão preços diferentes para a tigela de acordo com os preços das frutas. Vamos comparar o maior destes preços durante todo o ano, para ter um limite superior no preço.

  • Adicionalmente, podemos comparar gráficos de preços de tigela em cada mês*


Se você quiser tornar o trabalho profissional, aqui estão alguns estudos opcionais:

RESULTADO PRO #1: Faça a sua salada de frutas em casa. Ela é comestível? Gostosa? Seria algo que você comeria toda manhã?

RESULTADO PRO #2: Assumindo que você tenha tido um bom resultado na questão anterior, quantas calorias tem na sua tigela?

RESULTADO PRO #3: Estime quanto de açúcar, fibras e vitaminas uma pessoa iria ingerir por tigela da sua salada de frutas (difícil).

Coloquem as planilhas para funcionar. Note que você precisará estimar coisas como o peso de frutas. Melhores valores e cálculos aproximados estão valendo, desde que você mantenha um registro de suas aproximações de algum jeito.

Quem sabe, talvez o seu filho venderá a salada de frutas perfeita em vez de suco de limão!


Depois de dois meses, vou postar aqui mus próprios resultados no assunto (depois de uma tentativa honesta de chegar num valor), para que possamos discutir. Mas nada impede, se você tiver conduzido seus estudos, de compartilhar nos comentários, a qualquer momento.


* Desde que eu consiga verificar se o serviço de comentários, DISQUS, aceita imagens.

Informação Adicional

Entender a dinâmica deste problema na realidade auxilia a lidar com problemas semelhantes nos quais você faz um conjunto de produtos, de diferentes preços de manufatura, e este é efetivamente um problema digno de ser resolvido. Quem liga para frutas, afinal, lol.

Descobertas do Desafio

Veja as descobertas deste desafio, aqui.

BANNER IMAGE CREDITS: ESA/Hubble & NASA, A. Filippenko, R. Jansen

Want to know more about this image? Follow this external link.