Ouro de Água do Mar

Sim, não seria muito bacana pegar todo o ouro dos oceanos!

É estimado que existam 20 milhões de toneladas de ouro nos oceanos. Com preços atuais isto representa um valor de mercado de cerca de 6,03 quadrilhões de reais, ou cerca de 649 vezes o PIB atual do Brasil. Em termos leigos, e vindo de alguém que não sabe nada de economia, isto quer dizer que existe muito "mais riqueza" dissolvida nos oceanos da Terra do que tudo o que foi acumulado na história inteira da economia Brasileira.

Não é difícil entender porque existe tanto ouro nestas águas hoje. Chuvas tem lavado as montanhas nas placas continentais desde muito cedo na história geológica da Terra. Os rios carregaram este ouro, ou melhor o bruto dele, para os mares. Pelo menos é assim que entendo, mas não digo que tenho grande conhecimento sobre os processos geológicos da Terra, apesar deles me fascinarem. Ah, tanto para aprender, tão pouco tempo.

É um pouco misterioso para mim porque todo o ouro não já está no mar. Porque ainda encontramos ouro em quantidades boas. Não conheço nenhum tipo de mecanismo que iria restaurar o ouro para as terras firmes, então faz um certo sentido se perguntar porque todo o ouro não foi lavado já. Não tenho uma resposta para esta pergunta.

Mas tem uma pegada em tirar ouro dos oceanos. O ouro está dissolvido em bilhões de litros cúbicos de água, de uma maneira que torna recuperá-lo extremamente difícil ou talvez até impossível. Não existe nenhum método universalmente aceito para recuperar ouro de água do mar provou ser economicamente viável.

Para uma perspectiva histórica nos muitos indivíduos e tentativas de tirar ouro da água do mar no passado, veja esta cobertura, por Eric Grundhauser. Uma tentativa de renome foi feita pelo famoso químico Fritz Haber na década de 1920, mas acabou se mostrando infrutífera no final. Li em algum lugar que ele estava tentando juntar dinheiro para pagar as dívidas da Primeira Guerra Mundial da Alemanha com este ouro.

Não sei muito sobre o estado químico no qual o ouro se encontra nas águas. É um mistério para mim. Ah Química, minha velha arqui-inimiga. Aprendi um pouco aqui [o portal Science made alive]. Meus respeitos a quem pois essa preciosidade de site no ar. As coberturas de foto valem ouro. 

Não se preocupe, não vou tentar vender para você um método para tirar água do mar aqui. 

Tudo o que fiz, na verdade, foi assumir que exista um meio de filtrar ouro da água do mar, algum tipo de membrana ou algo, que podíamos deixar no caminho das correntes oceânicas filtrando os mares. Essas redes de membranas ficariam flutuando, filtrando. Talvez seriam ancoradas no fundo do mar se isto for possível. Depois de um tempo, você iria puxar estas redes cheias de ouro agora, destruir as membranas e recuperar o ouro. O custo das próprias membranas seria desprezível se comparado ao valor do ouro recuperado, o que pode ser ou não verdade. 

Existe uma planilha de cálculo. Está disponível no final desta página. Deve ser fácil de seguir o que estava tentando fazer lá. Usei alguns dados que estão disponíveis na Internet como a concentração de ouro nas águas do Oceano Atlântico, a densidade da água do mar, e a velocidade da Corrente Atlântica. Estes dados são primeiras aproximações, os números podem ser melhorados por alguém com mais experiência que dedicou sua vida a estudar os oceanos.

Resultado dos Cálculos

Os resultados da planilha mostram que levaria em torno de 32 milênios para conseguir 1kg de ouro das águas do oceano, se a área do filtro for um quadrado de 1m x 1m. Isto daria R$ 301.710,85 reais, mas levaria 32 milênios para conseguir este dinheiro.

Se mudarmos o cálculo para descobrir a área que precisamos para fazer 1kg de ouro por hora, dando R$ 301.710,85 reais por hora, então precisaríamos de um filtro que é um quadrado de 16,6 km x 16,6 km. Este filtro teria uma área ativa de aproximadamente 276 km2

Esta é uma grande rede. A membrana teria que ser particularmente barata de se fazer para que isto tivesse qualquer chance de sucesso.


E é isto, espero que tenha gostado deste cálculo. Deixe um comentário, pirata!

Planilha de Cálculo

gold_calculation_v2.xlsx

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA and Jesús Maíz Apellániz (Instituto de Astrofísica de Andalucía, Spain) 

Want to know more about this image? Follow this external link.