Experimento #001

A ideia #004 propõe que usemos folhas trituradas para filtrar CO2 de escapamentos de veículos.

Este é apenas um experimento proposto. Eu não o realizei pessoalmente.

Bom, precisamos saber se folhas trituradas retém a sua capacidade de consumir CO2 depois que a planta morreu. Isto é talvez uma pergunta simples para um biólogo responder, mas não é tão direta para mim.

Imagine um frasco de vidro grande, que é na verdade feito de três partes. Um cilindro na parte de baixo, com fundo; um cilindro no meio sem fundo ou topo; e um cilindro no topo com tampa.

No cilindro de baixo você coloca uma vela grande, que irá acender logo antes de iniciar o experimento.

Na parte do meio você coloca uma placa furada, como um disco circular com furos passantes, e um filtro de papel por cima. Você faz um sanduíche entre duas camadas assim das suas folhas trituradas. Imagino que seja melhor triturá-las logo após você ter as coletado da natureza. Tente não parecer engraçado enquanto picota folhas de árvore sem nenhuma razão aparente para seus vizinhos.

Você fixa no cilindro do topo um sensor de CO2. Agora que penso a respeito, pode ser melhor colocar o ARDUINO, com uma bateria, dentro do conteiner do topo também, registrando os dados. Tirar fios de um frasco de vidro não seria muito prático. Peço desculpas pela imagem confusa, ela foi feita antes de ter percebido isto.

Então, como é feito o experimento?

Primeiro, você faz este experimento com o mesmo esquema, mas sem a seção do meio. Apenas acenda a vela e monte as partes de baixo e de cima, sem deixar ar escapar. Apenas um frasco de vidro, uma vela queimando e um sensor. Acenda a vela, espere para o oxigênio ser consumido e a chama se extinguir. Espere mais um pouco para conseguir a parte da direita do gráfico acima, e finalize.

Para a segunda parte, você acende a vela, monta os cilindros um em cima do outro com a seção e do meio, mas sem deixar ar escapar. Espere. A medida em que a vela consome o ar, a concentração de CO2 aumenta, mas agora existe um elemento que em teoria irá tirar CO2 do frasco, que são as plantas. A vela vela procede para consumir todo o oxigênio e eventualmente se apaga. Quando isto ocorre, espere novamente por algum tempo, e finalize. A ideia é de que agora as folhas terão consumido parte do CO2 e você terá a curva de baixo.

Então, o que isto lhe diz, as curvas são exatamente iguais nas duas partes do experimentos? As folhas são capazes de consumir CO2?

Agora, você pode repetir este experimento de novo muitas vezes, mudando quantas velhas são estas folhas, a quanto tempo foram coletadas das árvores. Será que você pode usar folhas que foram coletadas a uma semana atrás para filtrar CO2?

É isto, espero que você tenha se divertido bastante!


Não se esqueça de deixar um comentário abaixo com os seus resultados 😁

Diego Alves

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, A. Simon (GSFC), M. Wong (UC Berkeley), and G. Orton (JPL-Caltech)