Negócio de Restaurante

A Ideia #003 propõe um negócio de restaurante, uma variação de um restaurante que temos aqui no Brazil. É comum aqui termos restaurantes onde você paga proporcionalmente ao peso da comida (medido em balanças depois que você termina de se servir). O peso do prato é naturalmente descontado. 

Entretanto, este tipo de restaurante encoraja os donos a fazerem de tudo para empurrar comida nos clientes. É bastante comum, por exemplo, ter pratos extra grandes, para dar a falsa sensação de que você está se servindo com menos do que realmente está. O bufê geralmente é suntuosos, com muitas opções. Não é de se espantar que estrangeiros achem difícil de acreditar o quanto que nós Brasileiros comemos. 

O resultado de tudo isto é contribuir para a obesidade e outras condições de saúde.

A mudança é na verdade mexer na política de preços, de forma que o consumidor pague o mínimo quando ele come um valor que seja recomendado pelas agências de saúde. Quando ele come demais, é punido no preço. Quando come de menos, também é punido, embora não tão severamente. Desta forma, você dá ao seu cliente um objetivo para atingir. Uma recompensa financeira pode ajudar bastante a criar um bom hábito. 

Note que existe uma falha neste raciocínio. Mesmo assumindo que as agências de saúde concordem em um valor, e se o consumidor encher o seu prato de carboidratos? Ou de costelas de porco?

Aqui é onde tive uma inspiração. Veja, até agora temos medido apenas a massa de todo o prato. Isto não é bom o suficiente. E se fizessemos uma bandeja, com três pratinhos individuais para vegetais, carboidratos e carne. Os tamanhos relativos os pratos já podem servir como indicativos para o cliente pegar sua comida. Também usamos três diferentes balanças, de forma que o cliente mede o peso de cada porção de comida individualmente. 

Isto iria nos dar a proporção precisa da refeição, o que é muito difícil de se controlar na prática, e onde a maioria das pessoas erra. Aí você pode ajustar o preço com uma matemática que leva em conta quanto as porções estão fora do peso ideal, e ainda quando a proporção se desvia do valor recomendado.

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, A. Simon (GSFC), M. Wong (UC Berkeley), and G. Orton (JPL-Caltech) 

Want to know more about this image? Follow this external link.