Robô R2-D2

Na Ideia #1, R2-D2, propomos criar um compartimento embaixo do capô do carro para um robô de serviço, que iria sair e limpar o para-brisas - e talvez o carro inteiro.

Convenhamos, limpadores de para-brisas mal fazem o serviço. Apesar deles serem capazes de remover a maioria da poeira leve, qualquer coisa que grude no vidro ficará lá para sempre a não ser que o usuário manualmente limpe o vidro. Tudo o que precisa é um pombo de sorte para fazer você dirigir por quilômetros distraído com aquele ponto branco na sua frente. 

Agora, apesar de ser um conceito interessante, existem desafios em tornar esta ideia prática. 

Primeiro, o robô precisa ser capaz de se mover na superfície do carro. Acredito ser possível desenvolver um robô com pernas de ventosas, pneumáticas, que aderem só o suficiente para que o robô não caia, mas não o bastante para impedir o movimento. Botas magnéticas não são uma opção pois não funcionariam no vidro, e muito provavelmente nem no chassi também. 

O robô não precisa se mover muito rápido, entretanto. Ele pode, de forma desajeitada, fazer seu caminho e realizar o serviço de limpeza. Aqui estamos pensando em um robô que sai preferencialmente de madrugada, na garagem. Pode ser possível programar a ação do robô para o período em que o motorista está trabalhando no escritório também. É um grande problema se você quiser dirigir o carro e o robô estiver fora do compartimento. Isto iria exigir que o usuário pegasse e colocasse o robô no compartimento, ou mandasse um comando para retornar para este, o que levaria tempo e seria desagradável.

Um sensor seria necessário para dizer se o carro está de fato parado em segurança, a não ser que sua lógica seja simplesmente baseada no horário do dia. A razão de se permitir que o robô saia apenas quando o carro estiver em segurança é também evitar que o robô seja roubado.

As coisas podem ficar realmente profissionais se o robô começar a aprender e adaptar a rotina do usuário. A maioria das pessoas mantém uma rotina mais ou menos consistente do uso de seus veículos, e talvez isto possa ser usado em nossa vantagem. 

A idea de ter um veículo auto-limpante é muito atraente.

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, A. Simon (GSFC), M. Wong (UC Berkeley), and G. Orton (JPL-Caltech) 

Want to know more about this image? Follow this external link.