Ensaio #001

O "Método" 

Este é um exercício livre de que busca o autoconhecimento. Não é uma ciência exata, e nem suas regras estão escritas em tabuletas de pedra.

O objetivo é encontrar o que é realmente importante para você, de uma maneira mais estruturada.


Primeiro, ponha de lado as expectativas das outras pessoas, e separe uma tarde tranquila para isto. Coloque uma playlist, só porque sim. 


Abra uma planilha em branco do Excel. Você vai escrever duas listas neste arquivo, em duas colunas separadas com itens numerados.

Numere as linhas de 1 a 15.

Escreva no topo um título para a lista da esquerda: "Coisas Tangíveis". Na direita, escreva "Coisas Intangíveis"


Agora, liste as quinze coisas que vierem a sua cabeça que você absolutamente não pode viver sem

Essas coisas podem ser tangíveis [ = custam dinheiro] ou não, 15 items para cada coluna. Tangíveis vão na esquerda, intangíveis na direita.

Comece com o básico; todos nós pensamos em ar e água, mas podemos acabar nos esquecendo da eletricidade.  

Exemplos de coisas intangíveis incluem: "Respeito dos outros", "Auto estima positiva", "Reconhecimento no trabalho", "Iluminação Pessoal", "Relacionamento com Deus", "Amor da família", "Amor romântico".


Às vezes temos dificuldade em dizer se podemos viver sem alguma coisa.

Uma regra prática é considerar se o trabalho de não ter aquela coisa torna a vida muito desagradável ou mesmo insuportável. 

Se este é o caso, escreva esta coisa na lista. Se não for, só a escreva se sobrar espaço nos quinze itens.


Você precisa ser bem específico nos itens?

Quero dizer você pode escrever "Segurança", ou você pode detalhar em três coisas diferentes como "Morar em uma boa vizinhança", "Seguranças pessoais", "Serviço de vigilância de casa". Bem, não seja bem específico neste momento.


Agora vá buscar o preço destas coisas, quanto elas custam para você, digamos, por mês.

Escreva os preços ao lado de cada item.

Das (poucas) coisas que você descobriu custarem realmente nada, mova-as para uma segunda lista a direita, nomeada "Coisas Intangíveis".

Tome cuidado aqui. Você pode realmente dizer que aquela coisa lhe custa absolutamente nada? "Respeito dos outros" pode lhe custar um iPHONE 13, afinal. 

Use o espaço extra que você ganhou para pensar em outras coisas, mas mantenha a lista de coisas tangíveis curta. 

[COMENTÁRIO EM OFF] Você já se perguntou porque a lista de coisas intangíveis é tão curta?


Você pode deletar um item em qualquer uma das listas a qualquer momento. Sem pressão aqui, você não está preenchendo um relatório de trabalho. É só você e o Excel, amigo. 

Algumas pessoas acham que distrai ficar adicionando itens o tempo todo ao invés de seguir um roteiro circular, entretanto.


Agora, quebre os itens que são concentrados, como o "Segurança" que citamos acima. Você pode ir agora até 30 itens na Lista Tangível e 20 na Lista Intangível agora.

Não fique também esmiuçando demais. 

Este é inclusive um problema aberto no processo de fazer listas, e a razão de porque os vendedores não falam a mesma lingua, então não se culpe se tiver dificuldade. Tente ser consistente na maneira como ou todos os seus itens são específicos, ou nenhum é.


Se você não conseguir preencher os 30 itens, não os force pra fora da sua cabeça. Navegue na net por um tempo, pergunte ao Google o que as pessoas fazem com o seu dinheiro, faça um café. E se não conseguir mais adicionar, pare de tentar. 


Busca de preços novamente, atualize os preços para itens individuais que estavam concentrados, muito mais fácil agora. 


Agora você vai reordenar a lista por quanto tempo achar necessário. Talvez agora você está certo de que algumas coisas são mais importantes para você do que outras. É muito mais fácil com os valores na sua frente.


Quando estiver pronto, some os valores da Lista Tangível. É aqui que o Excel dá uma facilitada


O que você descobriu?

Deixe de lado as questões de se o valor da lista cabe no seu bolso, isto vem depois. Preocupe-se apenas em preencher as duas listas.


Ainda não satisfeito, precisa de mais espaço? Preencha mais 10 na Lista Tangível e 5 na Lista Intangível. Sua lista deve ter um máximo agora de 40/25.

Mesma busca de preços, mesma anotação de valores,. mesma reordenação e soma no final. 


Agora, copie a Lista Tangível em algum lugar, e apague as cinco últimas entradas da lista copiada, sem pensar muito. 

Você sente que não perdeu muito? Será que você pode diminuir a lista de coisas das quais você não pode viver sem?


Você precisa saber agora, a medida que ganha experiência com o exercício, se 35/25 itens realmente representam todas as coisas da qual você precisa.

Algumas pessoas podem precisar de muitas coisas, outras focam no essencial. Não posso adivinhar estes números para você, e nem ousaria dizê-los.

Você precisa olhar para dentro e ver se há muito deixado de fora.

O que esta lista diz, é uma vida decente? Aquele iate ali, será que ele é realmente você?


Fique neste processo por um tempo, sempre pesando se as coisas da lista são realmente importantes para você e se valem o custo que elas exigem.

Adicione, pesquise, transfira itens entre as listas, reordene, apague. 

Repita. 


Para ficar top, salve para continuar daqui a alguns dias. Continua em outra tarde qualquer, e outra, até que esteja satisfeito com o trabalho.

Até que se escute dizer "Não vou mais relar nisto aqui."


Cada ano mais ou menos, refaça este Método

Não jogue as listas antigas fora, elas são muito preciosas para isto. Anote a data em que concluiu uma lista, pois elas darão um insight sobre a pessoa que você era naquela época. 

Como um conselho:


Se a sua soma final não coube em seu orçamento atual, não se desespere. Isto provavelmente ocorre com a maioria das pessoas que tenta isto. Aconteceu comigo também.

Você não pode trabalhar em um objetivo financeiro, sem saber exatamente onde quer chegar. 

È como começar uma viagem de carro sem saber qual é o destino final. Embora seja divertido às vezes, não serve realmente para o dia-a-dia.

Mas saber onde você quer estar nos próximos 10 ou 20 anos lhe permite fazer um plano que pode, pode te levar lá. 


A lista das Coisas Intangíveis é muito mais importante, na minha opinião, do que a das Coisas Tangíveis. Porque se você conhece o que te guia, e o que te motiva, você está melhor do que 99,99% das pessoas que vagam pela vida sem rumo, sem nenhum tipo de Iluminação Pessoal. Você irá se questionar se você pode flexibilizar seus princípios tão sagrados em algumas circunstâncias, e quais são aqueles que jamais vai abrir mão. Estas decisões tem muito mais implicações na vida de uma pessoa do que se você vai comprar um carro da Ford ou da Chevrolet. Elas ficaram com você, e definirão, em essência, a pessoa que você é. 


E é isto, espero que tenha se divertido. Até mais, 

Diego Alves.

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, N. Smith (University of California, Berkeley), and The Hubble Heritage Team (STScI/AURA) 

Want to know more about this image: follow this external link.