Questões Fundamentais #2

O que nos move são as perguntas.

Pegue uma, qualquer uma destas deve te levar a uma boa briga de bar.

Sempre tive a teoria de que no coração de cada conflito existe uma questão com duas ou mais respostas que parecem, pelo menos na superfície, igualmente defensáveis. As opiniões se polarizam, as pessoas escolhem seus lados, e de repente um grupo começa a lutar pela dominância sobre o outro. Não é diferente de tentar ganhar uma discussão com o seu vizinho. Às vezes, o conflito escala para violência e Guerras. Ás vezes as pessoas se esquecem, no decorrer do tempo, das próprias questões que levaram ao conflito, e a coisa toda apenas se realimenta como um fósforo jogado em gasolina. 

Eventualmente alguns conflitos são resolvidos, e uma opinião oblitera a outra. E precisa continuar fazendo isto, por quanto tempo conseguir. Existem alguns exemplos ao longo da História. A escravidão, por exemplo, foi um ponto de conflito por muitos séculos da história humana, mas não é mais assim. Existe um certo consenso hoje de que as práticas de escravidão não são mais OK, ou pelo menos de que a escravidão deve ter um roupagem "moderna". Ás vezes as questões são tão convolutas e as opiniões tão divididas que é incerto se algum dias esses conflitos encontraram paz. 

Estudar as motivações econômicas são uma peça central em entender porque centros grupos advogam certas posições, na minha opinião. Como gosto de dizer, quando em dúvida, siga o dinheiro. 

Toda esta miríade de contradições formam a complexidade das sociedades humanas. 

Na realidade, o DNA de uma pessoa difere de outra por apenas 0,4%. Este fato biológico suporta a noção de que nossas semelhanças em muito superam nossas diferenças superficiais. Entretanto, diferenças marcantes como doenças genéticas podem surgir em função de diferenças genéticas, então realmente depende da maneira como você interpreta este fato. Pessoalmente, prefiro a primeira interpretação. 

No Projeto Genoma Humano (HGP) o DNA foi obtido de doadores anônimos, e não de um único indivíduo.  

FONTE: Human Genome Project Fact Sheet

BANNER IMAGE CREDITS: ESA/Hubble & NASA  

Want to know more about this image? Follow this external link.