Professors

Porque às vezes, mais do que só aprender Ciência ocorre em uma sala de aula. Você aprende algo para toda a vida.

Esta seção celebra o vínculo que se forma entre um estudante e seu professor. Este laço sagrado não precisa ser bidirecional, não precisa nem ser consensual, mas está lá. Devoto este espaço aos incontáveis professores que tanto agregaram a minha instrução, seja com sua paciência ou com seu rigor, mas sempre de maneira inspiradora. Estimo a memória do tempo convivido em desvendar os mistérios do Universo, e me recordo de cada um de vocês com carinho.

Não é para ser uma lista exaustiva, não poderia fazer justiça a tantas pessoas.



Prof. Carlos Ventura D'Alkaine

O Prof. D'Alkaine foi um dos palestrantes mais inspiradores que já tive. Atendi uma de suas disciplinas durante um semestre na UFSCar, São Carlos, SP. Não cheguei a conhecer o professor assim tão bem, mas foi o bastante para deixar uma impressão. Estrito, severo as vezes, suas classes eram ao mesmo tempo interessante e aterrorizantes de se assistir. Ele tinha a exata medida do estresse para nos tirar de nossa complacência estudantil.

Um mestre de Química, sua especialidade era extensa e profunda, mas talvez o que chamasse mais a atenção era de que o Professor era em todos os aspectos, um ser humano completo. Ele perseguia a vida com paixão inegável.

O Professor nos deixou em 23/02/2021, perto dos seus 80 anos, depois de uma carreira acadêmica distinta. Ao saber disto, me encontro entristecido de que não haverão mais discursos. A ele, gostaria de dizer humildemente se pudesse um diálogo que vem de Star Trek

"Quando um velho guerreiro morre... alguém sempre dá o passo em frente para tomar seu lugar."

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA/Hubble and the Hubble Heritage Team. The image has been cropped and resized.

Want to know more about this image? Follow this external link.