Pensamentos I

Frases Pessoais e Fragmentos

Um homem valoriza o que não possui e o que não é capaz de fazer por si mesmo.

Não nascemos para mudar o mundo. Nascemos para descobrir quem realmente somos e o que somos mais capazes de fazer, para que nossos resultados se propaguem e então, talvez, mudem favoravelmente o destino de toda a humanidade.

Ao abraçar este egoísmo do início da jornada, nos abrimos para um caminho que é verdadeiramente altruísta. Aquele que escolhe se dar durante toda a vida, sem se conhecer, nunca atinge seu potencial completo em ajudar os outros.

[Reflexões sobre as Máximas Délficas].

O que começa na mente só encontra um fim dentro da própria mente.

Entender a linguagem é entender o mundo.

A medida que conceptualizamos a realidade a nossa volta, novas palavras são criadas para satisfazer estas necessidades. Estamos sempre vendo algo que é muito mais vasto do que o nosso foco. As palavras persistem no tempo, mas frequentemente a sua necessidade original é esquecida. Um conceito não pode ser entendido completamente até que tenhamos retraçado o propósito original da palavra. É mais fundamental entender o propósito do que a definição. 

Frequentemente, sabemos sobre as coisas apenas os seus nomes. Tempo, massa, energia são alguns exemplos.

 A linguagem também revela detalhes sutis sobre o processo cognitivo de indivíduos. Pequenas distinções como uma ênfase em eficiência, estética, concisão, ou mesmo sistemas de valores ficam transparentes a medida que a pessoa se compromete a comunicar. O que é percebido como estereótipos em grupos étnicos são nada mais do que variações sutis na maneira como as pessoas conceptualizam o mundo, refletidas na linguagem. Estas divergências, possivelmente determinadas geneticamente, complementam ao invés de separar a espécie humana.   

[Este comentário é produto do meu entendimento grosseiro deste vídeo, pela Prof. Lúcia Helena Galvão, em português. Ele não necessariamente reflete as visões da pesquisadora].

Por sussuros e gritos, a História é feita.

Um velho amigo me disse uma vez para não tentar apressar o rio. Ele vai fluir por si mesmo.

Celebre a vida de um homem, mas não sua morte.

Celebre um homem pela maneira como viveu sua vida, mas não pela maneira como dela departe.

As palavras se gastam.

Infelizmente, a liberdade e a loucura andam sempre juntas.

Algumas coisas tem prazo para terminar, outras jamais terão fim. Mas ai das coisas que deveriam ter um fim e de que deixamos para nunca terminar. 

Que a sua prosperidade seja acompanhada de generosidade de coração.

Dos ensinamentos de Jesus Cristo, o que o cristão leva ao coração, o ateu leva à luz da razão.

Jogando em minha juventude o jogo de Sid Meier, Civilization IV, e refletindo sobre ele, me ensinou mais sobre geopolítica e as maneiras do mundo do que muitos livros. Pais, não descartem a capacidade de um jogo de computador em ensinar.  

Quando um físico deixa esta vida, uma nova estrela nasce no Universo. 

Se você realmente precisa medir alguém por uma única coisa, meça-x por sua capacidade de amar. De nada serve ser a pessoa mais instruída que já existiu se você não aprendeu a lição de amar o próximo. Não existe apenas amor romântico no mundo. Amor de pais para filhos, amor pela família, amor fraterno, amor a profissão, amor a si mesmo. Então você pode aparar as arestas de detalhes como se você vai amar muitas vezes, apenas uma pessoa ou para a vida toda. Mas ame, só vá lá fora e pratique. 

Limpo é o coração de quem sujou suas roupas no trabalho.

Eu vivo para o dia em que o que feio de se dizer, ofensivo aos sentidos e ao coração, permaneça implícito. 

Todo sistema de controle vêm associado a um custo administrativo. 

Se você quiser um bom trabalho, dê a um homem um prazo. Se você quer um excelente trabalho, veja como se sai afrouxando as rédeas. Mas se quiser algo que irá mudar as regras do jogo, então encontre para ele um trabalho no qual ele vai se apaixonar. 

Contra o que não se entende, não há defesa.

Os livros não tem donos; apenas as pessoas os seguram.

[COMENTÁRIO] Esta frase não é sobre os objetos físicos livros, mas sobre o Conhecimento.

Tenha estima pelas coisas cujo significado se torna mais profundo com o tempo, que evoluem em técnica, e que convergem à perfeição. Pois estas serão as coisas pelas quais se deve lutar.

Que nenhum trabalho ou tarefa seja muito baixo para você, mas que você se preocupe em fazer o que realmente faz de melhor.

Só se lembre disso: o homem do saco também morre de medo de você!

Mas eu digo a você, contrário ao que a maioria das pessoas pensa, que os homens de todo o tempo sabem quando estão do lado errado da História. Que os humanos que viram os cobertores tecidos com cabelo humano, ou as crianças esquálidas nos campos de concentração sabia lá atrás que haviam ido longe demais; Que os pioneiros Americanos que trocaram mantas infestadas com os nativos sabiam exatamente o que faziam; Que os espanhóis, quando derramaram o sangue dos Incas tinham para si que nenhum ouro ou glória iria ajudá-los a esquecer seus terrores noturnos.  

Por muitas razões nos sentimos impotentes a parar o trem desgovernado da História. Mas no final, a História é feita pela ação de cada um de nós. Que você, meu caro leitor, encontre a coragem dentro de si para se erguer quando um destes momentos chegar e lute pelo que é correto. 

É um exercício de empatia responder uma pergunta, qualquer pergunta, como você gostaria que fosse respondida para si mesmo.

Isto é particularmente importante em discussões online, onde você não olha diretamente nos olhos da outra pessoa. É fácil esquecer por um instante, que do outro lado da tela se encontra outro coração que bate. Não deveria haver espaço para posturas arrogantes na busca científica pela verdade. Quando o filósofo Sócrates declarou não conhecer nada, ele fez mais do que declarar o fato de que nosso balão de ignorância se expande a medida em que o inflamos com mais fatos; contrário ao que uma pessoa poderia esperar. Ele se colocou numa posição humilde ante a este vasto desconhecido que se apresenta para nós. Um homem humilde está mais disposto a ouvir o que a outra pessoa tem a dizer e examinar as coisas pelo que realmente valem, ao invés do que pela sua expectativa de como o mundo deveria ser. 

Quando um jovem coração recebe uma resposta seca ao invés de algo que demonstra compreensão, ele associa o ato de questionar a emoção de ser censurado. Sem mais tardar, o coração não faz mais perguntas. O espírito da juventude morre. Pior que isto, uma pressão social começa a se forma quando questionar passa a se tornar algo profano aos olhos dos outros. É um desvio da norma. A Ciência é coisa de nerd agora, não é bacana, não é mainstream. 

Isto é, na minha opinião, o porquê das salas de aula tradicionais serem lugares tão silenciosos. Salões vazios, milhares deles espalhados pelo Mundo, onde o conhecimento é passivamente consumido. O ápice da evolução cerebral, reduzido a um repositório desconexo de números e fórmulas. Aonde demos o passo em falso? Eu imagino um grupo de pessoas reunidas sobre um olmo nos tempos antigos, em volta de um destes grandes filósofos. Provavelmente ali, as pessoas se mantivessem caladas, escutando avidamente, não porque temiam a reprimenda mas porque as palavras eram tão comoventes e os pensamentos tão profundos que ninguém ousava interromper o monólogo. 

Mas nem tudo é esta pintura cinzenta retratada aqui. Algumas pessoas percebem isto, e há lugares por todos os cantos da Internet onde as pessoas encontram respeito umas pelas outras. Elas tornam seu trabalho irrestrito, e pacientemente apontam outros na direção correta. Estranhos, realizando conexões a milhares de quilômetros de distância de uma maneira que não era permitida a um século atrás. Professores inspiradores ao redor do Mundo, de todos os modos de vida, lutando contra a imbecilização de uma geração. É nessas paragens da Web, que mais me seguro a esperança.  

As Engrenagens

E então o mecânico recebe a notícia de que uma das máquinas do lado este da Fábrica se quebrou; Ele procede imediatamente para consertá-la. Não dá pra deixar o supervisor esperando, "tempo é dinheiro", ele repetiu sem pensar duas vezes. A caixa de ferramentas vermelho-desbotada firmemente segura em sua mão direita, é um longo percurso em marcha pelo parque industrial. Suas pernas já não são as mesmas de quando começara aquele trabalho. O velho mecânico, quase aos 70 anos, mal consegue acompanhar como a Fábrica segue a crescer cada vez maior e maior a cada dia que passa. Coisas novas tomam o espaço das coisas antigas, coexistindo apenas por um breve período, e ele fica se imaginando quanto tempo vai passar até que ele próprio seja substituído. 

Ele mal repara mais na variedade de sons e cores daquele lugar. Canos coloridos se contorcem, curvando-se entre os corredores acinzentados, ao longo de máquinas que fazem movimentos e sons curiosos: um borbulhar aqui, batidas repetidas em outro lugar, os sussurros de um fluxo de ar distante. Passos apressados e sem face passam pelo homem, mas a fábrica está praticamente vazia naquela hora tardia. "Para cada coisa daquela Fábrica, homem ou máquina, existe um propósito singular, uma razão de ser". E esta visão de um mundo ordenado deixa o homem impressionado. 

Após o que parece ser uma eternidade, ele finalmente chega a máquina quebrada. O monstro de aço se ergue alto até o teto, mas ele não se deixa intimidar. Lidou com estas feras toda sua vida adulta, e nenhum vazamento de óleo, queimadura nos dedos, choque elétrico ou galo na cabeça jamais o venceu em uma missão. A papelada não é nada clara: "Não está funcionando, favor consertar". Ele liga a energia, e enfim, está realmente quebrada. Nada se move. Felizmente esta velha máquina é uma que ele conhece muito bem. Consertou-a uma centena de vezes, e pode contar as vezes em que improvisou uma solução que deu um novo sopro de vida aquela coleção de partes inanimadas.

Com cada soprar de vida, uma alegria reservada apenas ao Criador. 

Ele deita sua caixa de ferramentas ao lado da máquina e se abaixa, xingando sua espinha velha. Todos os anos de experiência sugerem que o problema é mecânico em natureza. Abrindo o painel com precisão e agilidade, ele revela as entranhas de uma centena de engrenagens da máquina. Uma lanterna em sua mão, começa a inspecionar aquelas peças de metal, o pensamento de desviando de vez em quando para o bar local, o jogo de futebol e o copo de cerveja gelada. 

Então o velho mecânico finalmente vê. Aquela sensação curiosa do fora-do-comum o atinge. Parece que um dos rapazes deixou um pino de metal vazar por dentro dos dutos de ar. No seu caminho, ele prendeu uma das engrenagens, custando-lhe um dente. Espantado com seus próprios poderes de dedução, ele cirurgicamente remove o pino como se fosse uma farpa, e alcança a caixa de ferramentas, cuidadosamente preparada para cuidar de bem, tudo o que vier. "Tenho uma justo aqui comigo", ele pensa, removendo uma seleção de possíveis candidatas da caixa. A engrenagem danificada em suas mãos, ele compara com as sobressalentes para encontrar a escolhida.

Ele tenta, mas não é exatamente um encaixe perfeito. O velho homem volta a caixa, revelando algumas engrenagens mais velhas que estavam escondidas por ferramentas. Mais algumas tentativas mas nenhuma sorte. De repente vinte ou mais engrenagens de diferentes tamanhos e números de dentes se dispõe na frente do homem confuso. "Não é possível que deixei na oficina. Não, não é possível." ele repete pra si mesmo. Alcançando dentro da caixa, seus dedos tocam o metal frio de uma engrenagem que nunca havia percebido. Um encaixe perfeito para a danificada que se encontra em sua mão esquerda. Ele está prestes a substituí-la na máquina, mas hesita por um segundo:

"Porque será que algumas engrenagens são um encaixe perfeito, enquanto outras simplesmente não se encaixam tão bem à máquina?"  o homem se questiona. Algumas engrenagens parecem ser perfeitas, quase não precisam de óleo, e até fazem menos barulho. "Estas são as melhores engrenagens", ele conclui. Mas de novo, houveram vezes em que estas engrenagens perfeitas não estavam disponíveis, e ele teve que improvisar com engrenagens não-tão-perfeitas. Engrenagens pau-para-toda-obra podiam se encaixar em uma grande quantidade de situações, e então ele não precisava carregar tantas peças por aí. "Talvez as engrenagens mais genéricas tenham suas vantagens também", pensou. Então ele olhou para uma engrenagem curiosa feita de madeira, e se censurou, "Por que eu fico com essa porcaria velha? a máquina que usava esta engrenagem nem existe mais!". Então um arrepio o subiu a espinha enquanto um pensamento rápido lhe veio a cabeça: "Existem, na caixa, engrenagens para máquinas não foram inventadas ainda?" 

Cada nanossegundo é uma chance de moldar o seu destino.

Sempre que estou prestes a descartar uma ideia porque custa mais caro do que as soluções existentes, sou lembrado de que as pessoas não escolhem sempre o carro mais barato, elas escolhem o melhor carro. 

Se uma máquina liberta a mão de um homem, por que nem todos os homens são livres?

BANNER IMAGE CREDITS: ESA/Hubble & NASA 

Want to know more about this image? Follow this external link.