Ideias 71-80

#71: Navio-Fábrica

Esta é uma ideia bastante grande em termos de investimento.

É construir um complexo industrial, em um navio.

Agora, sendo um navio, terá que gerar sua própria energia de algum jeito. Diesel, solar ou até mesmo nuclear. Isto não será energia barata.

Mas ser um barco também vai trazer duas vantagens: ele pode se mover até onde os insumos são os mais baratos, encher os porões, e então vender onde os preços são os mais altos no momento.

Será que esta conta tem saldo positivo, custo da energia versus aumento do lucro? Só um estudo dedicado pode dizer.

Por favor, não vire essa ideia do avesso e tente fazer algo em águas internacionais algo que não seria permitido no seu país de origem. Peço com gentileza, não é isto que pretendo com a ideia.

Sempre pensei que purificar silício seria um bom negócio desta maneira, talvez porque haveria boa disponibilidade de areia. Agora que penso mais a respeito, talvez esta areia precise ser de mais alta qualidade do que o que seria encontrado nas praias e leitos do mar. 

#72: Empresa Soma-Zero

A lógica das empresas é geralmente você põe um dinheiro, assume um risco, e o dinheiro retorna para você como uma margem de lucro. Você só realiza lucro sobre aquilo que a empresa não incorpora para si mesmo como reinvestimento (melhores equipamentos, aumento da capacidade produtiva, treinamento de pessoa, etc). 

E se você tivesse dinheiro e fundasse uma empresa para explorar uma atividade econômica, mas você não pedisse por lucros em retorno no final? Você pode ficar com um salário razoável de diretor, mas seria só isso. 100% dos lucros seriam reinvestidos em fazer a companhia crescer cada vez mais. 

Agora, porque alguém faria isto pra começo de história? Talvez você já tenha dinheiro demais vindo das suas empresas normais. Talvez você dê valor para outras coisas. Talvez você percebeu que algum ramo de negócios em particular está permitindo que a sede por lucros fale mais alto do que prover um serviço justo aos clientes. 

Na minha visão, estas empresas seriam focadas na excelência e eficiência. Como podemos trazer o produto mais fantástico aos nossos clientes? As empresas também podem ter algum objetivo ambiental em vista. Vamos começar como uma empresa exploradora do petróleo, mais em 20 anos teremos um negócio todo voltado a energias renováveis.

Na minha ingenuidade, penso que empresas regulares não poderiam competir com alguém que põe todo o dinheiro de volta para a empresa. Fica registrado aqui que existe grande margem para qualquer empresa aplicar seu dinheiro de maneira inapropriada.

Pessoalmente, acho que o Mundo seria um lugar muito melhor se as companhias fosses Soma-Zero.





#73: Foco na Solução

Se tem uma coisa neste mundo que me acorda no meio da noite é a tal da obsolescência forçada. 

Estou falando quando você compra um liquidificador, por exemplo, e ele quebra um dia depois de vencer o prazo de garantia.

O Mundo pode sobreviver livrando-se desta prática. É verdade que, em algum grau, superproduzir bens gera novas oportunidades de trabalho. Mas também abusa dos recursos naturais de tal maneira que nossos netos seram lançados em guerra lutando pelos restos que sobrarem.

Ela faz algo que considero completamente inaceitável. As pessoas perdem a preocupação em aperfeiçoar seus produtos. Não é muito mais legal para uma lâmpada durar um século do que dois anos? Isto não faz o engenheiro se sentir muito mais orgulhoso pelo seu trabalho?

Desculpe, acabei me deixando levar.

Esta ideia é um modelo de negócios que tem como foco oferecer soluções, não produtos.

É mais fácil explicar através de um exemplo. Eu faço a barba, dia sim dia não. Então compro um barbeador que dura cerca de um ano, e um refil de lâminas a cada dois meses. As lâminas custas praticamente o mesmo tanto que o barbeador [algo que acho bastante misterioso]. 

Se barbear para mim não é um esporte. Só faço o que tenho de fazer e sigo com a vida. Na maioria das vezes faço mesmo a contragosto. Então o que estou realmente interessado é em uma solução de barbear. Não ligo se o meu barbeador tem a mesma aerodinâmica de um jato supersônico.

Esta é a essência da ideia. Existem produtos na vida que não ligamos na realidade, não mesmo.

Uma empresa me aborda e oferece: Vou vender para você uma solução de barbear, um barbeador e uma lâmina, e refis de lâmina, periodicamente. Quando seu barbeador quebrar, nós lhe enviaremos um novo. Haverá aqui algumas condições como você paga um valor extra se pedir um barbeador novo num período de tempo muito curto.  Você pagará pelo serviço de barbear um valor mensal. Trabalharei, na minha fábrica, para fazer um barbeador e lâmina que durem o máximo de tempo, pois agora é do meu interesse fazer isto.

Naturalmente, os números precisam ser ajustados para fazer isto funcionar. O preço da mensalidade precisa retornar um lucro que seja equivalente ao que as empresas ganham hoje com a obsolescência. Mas isto faria um mundo de diferença para o meio ambiente e para o nosso futuro. 

#74: Energia de Microorganismos

Se você tivesse uma turbina bem pequenininha, será que poderia tirar energia fazendo microorganismos se moverem através dela?

Esta turbina é mais como uma daquelas portas rotativas que vemos em bancos.

Só estou sugerindo isto porque parece que somos capazes de enganar esses pequenos seres a se mover quando quisermos. De fato, fazer uma turbina microscópica está longe de ser tarefa fácil.

#75: Limo

Alguns dias atrás, eu pisei em uma poça d'água que estava sobre concreto, estava toda esverdeada e coberta de limo - quase caí. Foi a coisa mais escorregadia que já vi.

Além de passar vergonha, fiquei em dúvida. Porque aquilo era tão escorregadio? Qual é o coeficiente de atrito ali? O que era escorregadio era a coisa viva em si ou alguma substância excretada por ela?

A ideia aqui é pesquisar este limo, e descobrir se é possível fazer um lubrificante dele.

#76: Cruzamento Inteligente

Pode ser que isto já exista.

Num cruzamento de ruas, quando você está dirigindo, precisa esperar que o semáforo faça todo o ciclo e a luz fique verde.

E se os cruzamentos tivessem sensores de presença que diriam se um carro está esperando ou não, e pulassem o ciclo se ninguém estivesse esperando daquele lado?

Será que sairia muito caro? Quais seriam as implicações para o trânsito do resto da cidade?

#77: Pessoas Bem Intencionadas

No final, tudo se resume a isto: se você tiver qualquer coisa, um grupo, um projeto, um país, e as pessoas não forem bem intencionadas, simplesmente não vai funcionar.

Este é um estudo para tentar definir o que leva as pessoas a não serem bem intencionadas. Tem algo a ver com a sua ética? Será que as pessoas nascem para serem não cooperativas? Disto, você deve partir para tentar buscar maneiras de identificar pessoas bem intencionadas ou não. Isto pode exigir uma avaliação continuada destas pessoas.

Isto não é diferente do que eu vejo em projetos como a Wikipedia ou o StackExchange. Você é punido, de alguma forma, quando falha em ser bem intencionado. Eles não tem sido contudo inteiramente bem sucedidos em tornar estas comunidades atóxicas, como estas coisas estão relacionadas?

Sempre buscamos, afinal, nos cercar de pessoas bem intencionadas na vida.

Bom, esta é a ideia. 

#78: Avenidas Energizadas

Ocorreu-me que, uma vez que estamos desenvolvendo métodos de transferência de energia wireless, nós poderíamos investigar a possibilidade de fazer avenidas capazes de recarregar veículos elétricos.

O carro iria dirigir na avenida e aos poucos ser carregado. Embaixo do asfalto haveria toda a infraestrutura elétrica para tornar isto possível.

Isto implica de certa maneira ruas mais movimentadas. Não seria necessário colocar isto em todas as ruas, uma vez que uma pessoa iria naturalmente usar as ruas energizadas em parte do seu trajeto, quando dirige.

#79: Preços Justos

Isto já existe até certo ponto.

Seria um site que te diz se o preço que você está pagando por um produto ou serviço é justo.

É bem simples, um lugar onde as pessoas podem dizer quanto elas pagaram e fazer estatísticas disto. Não tenho certeza se seria uma boa ideia se a pessoa dissesse exatamente onde adquiriu o produto ou serviço.

O grande problema nisto é que muitos produtos ou serviços tem condições associadas a eles. Ás vezes, existem 5 tipos diferentes de capacidades de memórias RAM, ou cada cor tem um preço, ou nos piores casos, pintar um apartamento depende da metragem que o apartamento tem. Nestes casos, os detalhes precisam entrar também.

Uma variante desta idea é fazer isto, coletar os preços, e permitir que o usuário faça uma lista de compras. Então o site iria gerar uma lista que minimiza o preço da compra, com o cliente visitando digamos duas ou três lojas. Está implícito nisto que o produto deve ser especificado exatamente.

#80: Biomembrana

Imagine que você dedicou sua pesquisa em produzir uma única camada de células, que divide um recipiente cilíndrico de vidro em dois volumes.

Talvez isto possa ser feito modificando um organismo multicelular já existente, que apresenta um perfil mais fininho. Realmente não sei com certeza, fora do minha área do conhecimento aqui. Não deveria ser um problema se o organismo tivesse algumas camadas de células, só deveria ser meio fininho assim mesmo. O importante é ele dividir o frasco em dois.

Imaginando que você consiga fazer isto, o que é um grande feito, você pode começar a modificar este organismo geneticamente. Ele pegaria substâncias químicas de um lado do cilindro e as excretaria do outro lado, após metabolismo.

Isto poderia, em princípio, ser usada como uma técnica geral de bio-manufatura para produzir químicos, medicamentos, além de processar resíduos. Será que também poderia ser usado para capturar carbono?




BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA and Allison Loll/Jeff Hester (Arizona State University). Acknowledgement: Davide De Martin (ESA/Hubble) 

Want to know more about this image? Follow this external link.