Ideas 151-160

#151: Desenhar Fluxo de Caixa

Um diagrama de fluxo de caixa é um diagrama financeiro que mostra receitas e despesas em um intervalo de tempo, como setas. 

Mas,

Como alguém pode produzir um diagrama de fluxo de caixa no computador, digamos, para colocar em um relatório? 

152: O Problema dos Quadrados

O Problema dos Quadrados é um problema puramente matemático. Embora interessante, não possui aplicação prática conhecida.

Imagine que você tenha uma área quadrada dividida em células, como um tabuleiro de xadrez. Cada célula tem uma probabilidade p de ser ou preta (associada ao número 1) ou branca (associada ao número 0). Em cada início de jogo, o tabuleiro é preenchido aleatoriamente com células ou brancas ou pretas. Elas formam regiões contínuas de células pretas, quando células compartilham um vizinho preto em qualquer uma das direções para cima, baixo, esquerda ou direita. 

Uma região contínua preta de 5 células têm área 5. Estamos interessados em encontrar qual é a distribuição de áreas, quantas delas são isoladas (área 1), área 2, área 3, e assim por diante.

Como a distribuição de áreas varia com p?

Você consegue resolver o problemas analiticamente, e em seguida verificar os resultados com o uso de um computador?

#153: Flores Coloridas

Quando era jovem, lembro-me de ter feito uma flor branca absorver tinta e se tornar colorida. Não sei se foi uma memória de verdade ou não.

A ideia aqui é muito mais permanente, é desenvolver um negócio que cruza ou modifica geneticamente flores para que elas tenham cores diferentes e inesperadas. 

#154: Meta-Pesquisa

Desculpe por dizer isto, mas a maneira como escrevemos artigos científicos hoje não parece nada coerente com o nosso nível de sofisticação tecnológica. Muito parece ser feito "apenas porque as pessoas sempre fizeram assim". A Tradição pesa muito nos Halls da Ciência, e isto deixa pouco espaço para real inovação. 

Um problema que sempre me atormentou foi ler artigos científicos que estavam carregados com citações. É arcaico, e seus olhos precisam ficar pulando texto o tempo todo. Além disso consome espaço útil, e quem já precisou encurtar aquele artigo para se encaixar nas regras da conferência sabe o que quero dizer. Quem lê hoje em dia cópias físicas em papel? 

A ideia é criar um Editor de Textos Científicos, um que é especificamente desenhado para ver e editar artigos científicos. Um formato especial de arquivo seria desenvolvido para guardar tanto os dados textuais, quanto as referências, as imagens, as tabelas, as equações matemáticas e as citações. Pegar as melhores ferramentas disponíveis para manipular cada formato de dados e colocá-las trabalhando junto.  

Este editor de texto, funcionaria melhor como um serviço de website do que uma aplicação desktop, mas não tenho certeza absoluta. Pessoalmente, nada neste mundo me deixaria mais feliz do que se fosse feito gratuitamente por cientistas, para cientistas, para por um fim a dominação maligna da indústria de publicação. 

Quando em modo de visualização, este editor iria realçar a frase se o usuário passasse com o mouse por cima, e fazer um balão pop-up que mostra o autor da frase, ano e as primeiras três palavras do título do artigo. Apenas para que o leitor possa identificar a fonte. Se clicada duas vezes ele abriria o paper gratuito (preferencialmente) ou apenas a página da Web para que o artigo possa ser acessado ou comprado. 

Temos ferramentas bastante decentes para pesquisar artigos científicos atualmente, mas elas poderiam ser incorporadas a este editor de textos científicos, apenas para fazer dele um toolkit completo. Algumas ferramentas de revisão ortográfica também viriam a calhar. Suporte a LATEX também seria bom. 

Os ganhos reais viriam de quando estes arquivos de artigos científicos começassem a conversar um com os outros. Estou falando de facilmente criar redes de referências, redes de colaboração, medir produtividade de pesquisa, e auxiliar no tão necessário processo de revisão por pares. Poderia inclusive auxiliar a AIs na tarefa de fazer o parsing de artigos científicos, fazendo todo o tipo de atividade que consome muito tempo.

Esta é a ideia: A Ciência é algo muito importante para ser feito da mesma que no século passado. 

#155: Zona Quente do PDF

Isto pode já existir. 

É uma modificação simples para a barra de rolagem de um leitor de PDF, de modo que ele mostra numa escala de cor as partes do documento que foram mais acessadas que outras, na história do arquivo.

Isto é por exemplo para que quando você abra o PDF de um livro, você saiba instantaneamente quais as seções que precisam de mais atenção.

Já vi isto ser feito em websites, mas não em PDFs. 

#156: Pele Artificial

Dengue, Febre Amarela, Zika, Chikungunya, todas doenças terríveis transmitidas pelo mesmo mosquito: o Aedes aegypti.

A ideia é criar uma pele artificial, um chamariz de modo que você consiga enganar este mosquito a picá-lo, em vez de nós! Pense a respeito, se você tiver um chamariz em seu quarto, e ele funcionasse, a chance de picadas já cai para 50%. Dois chamarizes, cai para 33%. Pessoalmente eu gosto destas probabilidades.

Apenas espalhe ao redor chamarizes suficientes para fazer o trabalho deste sujeito bem mais difícil. Dar mais alvos pode não ser tão fácil na prática, entretanto. Teria reservas sobre tornar os chamarizes mortais ao inseto, contudo, pois eles podem ter algum papel nas teias alimentares de que desconheço. 

#157: Monitoramento de Trânsito

Isto pode ou construir um império corporativo bilionário ou falhar miseravelmente. 

A ideia é monitorar o trânsito, usando dispositivos que seriam colocados em locais-chave das ruas de uma cidade. Depois, alguém iria usar esses dados para guiar investimentos imobiliários.

Não seria apenas contar o número de veículos trafegando. Você iria usar reconhecimento de padrões para identificar modelos de carros específicos. Conhecendo, por exemplo, que mais carros de luxo estão comutando para uma dada parte da cidade, você teria uma indicação de que esta região está se valorizando. Você iria reposicionando os medidores de tráfego até poder delimitar melhor exatamente quais são os locais bons para investir. Na prática, isto seria uma ferramenta auxiliar na tomada de decisões. 

Existem questões legais envolvidas. A prefeitura precisa emitir um tipo de permissão, acredito, e se você começar a coletar placas de carros individuais e rastrear pessoas então toda sorte de coisas ruins podem acontecer.

Adicionalmente, se a sua companhia comprar um lote, você pode instalar alguns painéis solares pelo tempo que leva para o terreno se valorizar, e ganhar dinheiro com energia renovável.

#158: Matemática Futurista

Assuma que a conversão de matéria em energia seja possível, de alguma maneira.

Quão rápido um parque solar poderia crescer, se reinvestisse 100% de sua produção em crescer mais e mais?



#159: Água

Existem algumas pessoas que acreditam que o próximo grande conflito no planeta será por isto: água potável. Isto já afeta 2 bilhões de pessoas ao redor do Mundo, de acordo com este relatório da UNESCO. Não é possível negligenciar este assunto.

A ideia é pesquisar ativamente por meios de garantir que haverá água para as gerações futuras. 

Isto pode ser feito aumentando o suprimento de água (melhorias em tratamento de água, técnicas de dessalinização, coleta de água da chuva, proteção de nascentes) e diminuir perdas com o uso da água. Idealmente, alguém iria começar com as atividades que são mais responsáveis pelas perdas, passando então aquelas que tem ganhos mais marginais.

Aqui estão algumas sugestões:

#160: Filtrando Átomos, uma Sequência

Na Ideia #119, propomos filtrar átimos utilizando lâminas de um material que se expande muito pouco com a temperatura. A ideia aqui tem o mesmo objetivo, produzir um filtro atômico, mas usa uma abordagem diferente.

Imagine que você tem uma superfície lisa de papel. Então você pega um lápis extremamente afiado, ou melhor, uma barra de grafite, e começa a desenhar uma trajetória no papel, sem levantar a barra deste. Pode ser um padrão de zig-zags batendo nos cantos do papel, ou círculos de raios diversos, ou apenas uma trajetória serpenteada aleatória. 

O papel começa a ficar preenchido com o carbono. As áreas brancas começam a desaparecer lentamente, e ficam menores e menores. 

Se você continuar este processo por um longo tempo, será que você acaba por ter um filtro de dimensões atômicas?

Será este filtro denso o bastante para ser de uso prático?

A propósito, você deve dissolver o papel após ele ter sido desenhado.

Você também pode tentar isto despejando em uma superfície um filete bem fino de algo que solidifique em contato com a superfície, como um polímero, e mover o container enquanto você despeja. Suponho que você também possa usar pequenas gotas, qualquer coisa que vá preenchendo aos poucos a maioria da superfície.



BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, N. Smith (University of California, Berkeley), and The Hubble Heritage Team (STScI/AURA) 

Want to know more about this image? Follow this external link.