Ideais 1-10

#1: R2-D2

Um robô, com pernas de ventosas, que viveria num compartimento dentro do capô do carro. Ele sairia por uma abertura, equipada com uma porta eletrônica, apenas quando o carro estivesse estacionado com segurança. 

Então, o robô iria limpar a parte de fora dos parabrisas, ou de repente, até o carro todo.

#2: Realidade Virtual

Uma simulação de realidade virtual que iria se acelerar lentamente, dando tempo ao usuário para se ajustar. A ideia é que o usuário não perceba que as coisas estão ficando mais rápidas. Isto seria usado para ensinar ou trabalhar.

Quão rápido pode-se chegar?

#3: Negócio de Restaurante

Este é um modelo de negócios.

Aqui no Brasil temos os restaurantes self-service de comida a quilo. O prato de comida servido é pesado, e (descontado o peso do prato) você paga um valor proporcional ao peso de comida. Cada restaurante fixa o preço do quilograma de comida, cuidadosamente pensado para que o negócio dê lucro (afinal, carne é mais cara do que salada).

Só que este tipo de negócio tem um sério inconveniente: o vendedor faz de tudo para que os consumidores consumam cada vez quantidades maiores de comida, para aumentar seus lucros. Quem nunca se deparou com aquele prato de louça gigante?

Faça um restaurante a quilo, mas dê um desconto se a o peso da comida está perto da quantidade recomendada de pelas agência de saúde. De fato, o valor mais barato que o cliente paga é se comer o valor recomendado. Este número deve ser estabelecido através de um estudo cuidadoso, e precisa-se determinar se também se é necessário conhecer a idade da pessoa que está se servindo, ou outras variáveis. Também, puna, em preço, quem se servir com mais do que o valor recomendado. 

A ideia é promover bons hábitos alimentares. Dê aos seus clientes regulares m objetivo para se atingir. O dinheiro pode, afinal, ser um excelente motivador.

#4: Captura de CO2 em Veículos 

Idéia ingênua.

Adicione um tanque em um carro, que tem plantas vivas, material vegetal morto ou algas. Isto é feito para que se capture o CO2 emitido no escapamento. É necessário projetar um sistema de armazenamento, pois não seria possível ligar o escapamento diretamente ao tanque biológico.

Poderia ser um atrelado, algo que nem todos os carros são obrigados a ter ou que você poderia soltar caso necessário. De tempos em tempos, as pessoas substituem o componente biológico.

Sempre me perguntei se folhas de árvore picadas reteriam a habilidade de fazer fotossíntese, ou melhor, de capturar o dióxido de carbono. Seria um material bastante barato também. Não é difícil pensar em um experimento que determinaria isto. Ah, a vontade...

#5: Carregar Eletricidade

Ao invés de usar condutores de cobre e alumínio para transportar a eletricidade, talvez pudéssemos transportar o meio de armazenamento em si.

Baterias carregadas ou capacitores são movidos de um lugar para o outro, com se suspensos em fluxos de água por encanamentos, ou por trens ou caminhões. Sempre imaginei estas baterias com sendo esféricas, por alguma razão

Haveria alguma vantagem nisso? Perdas reduzidas, maior  volume de transporte? Como extrair a energia de maneira eficiente?

Talvez a maior justificativa para esta ideia esteja nos veículos elétricos. Estes teriam um tanque como de combustível.  Ao parar em um posto de gasolina, o veículo receberia um carregamento dessas baterias ou capacitores. Isto seria uma transferência de massa, diferente de um carregamento por fio de uma bateria estacionária dentro do carro. A ideia é soltar dentro do carro o mais rápido possível. Assim, transportar um carregamento de material seria mais rápido do que carregar baterias.

Fiquei espantado da primeira vez que soube quanto tempo leva para carregar um veículo elétrico. Mesmo hoje, não sei dizer exatamente porque o processo é tão lento, tratando-se de eletricidade.

#6: Reservada

Decidi voltar atrás e despublicar esta ideia por razões pessoais.

#7: Mola Tunável 

Uma mola, que de alguma maneira, tem sua constante de mola K variável e ajustável. 

Esta ideia de certa forma é como a Teoria Eletromagnética de Faraday na época em que foi concebida, uma solução procurando por um problema. 

#8: Forma de Vida Artificial

Esta é uma forma de vida criada artificialmente, construída por meios tecnológicos, cujo único propósito é reproduzir e sugar CO2 da atmosfera. Pode ser microscópica ou não. Esta forma de vida teria algo em seu metabolismo que precisaria de algo que só nós podemos providenciar, isto para que pudéssemos controlar sua população.

#9: Sonda Auto-REplicante

Uma sonda auto-replicante com velas solares para propulsão, para explorar o espaço. Esta sonda inicialmente chega a um sistema solar desconhecido, e começa a minerar recursos de asteroides. Em seguida, ela constroi uma instalação capaz de construir novas sondas iguais a si mesma. A sonda explora o sistema solar local, enviando dados de volta para a Terra. Novas sondas se movem para outros sistemas solares, e este processo continua, sempre reportando dados de volta para nós.

Se não estrou enganado esta ideia foi considerada por um cientista famoso, mas não consigo me recordar de seu nome. Apesar da ideia não ser minha, é realmente muito boa para não aproveitar a oportunidade de chamar atenção para ela.

Deve ser mais do que difícil tornar esta visão em realidade. A inteligência artificial apenas para coordenar as operações está milênios a frente do que temos hoje,

Acho bastante curioso que nunca esbarramos com uma destas sondas, de origem alienígena. Isto trás dúvidas sobre a viabilidade desta ideia, e sobre a própria  existência de vida extraterrestre. 

#10: Uma História Ramificada de Ética

Este é um livro ou jogo com vários possíveis finais. O usuário escolhe qual caminho seguir. Explora as consequências das decisões, sob a luz da Ética. As situações devem espelhar problemas enfrentados pelas pessoas em seu cotidiano, dilemas éticos que todos nos vivemos todos os dias. Isto é para aumentar o conhecimento sobre Ética  consciência sobre as consequências das ações. Talvez cada cenário pudesse ter uma seção contando o que pensadores importantes concluíram sobre aqueles dilemas. Pode ser direcionada para o público infantil, nunca é cedo para aprender coisas boas.

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, A. Simon (GSFC), M. Wong (UC Berkeley), and G. Orton (JPL-Caltech) 

Want to know more about this image? Follow this external link.