Carta de Abertura

Olá!

Seja bem-vindo ao Baú das Ideias.

Permita-me uma apresentação: Meu nome é Diego Alves, tenho 33 anos e sou um estudante de faculdade de Engenharia Elétrica. Moro no Paraná, em uma cidade conhecida por um ponto turístico famoso, as Cataratas do Iguaçu. Vale a pena uma visita se você estiver pela região.

Desde de que era novo, sempre fui bastante curioso sobre o mundo. É fascinante, os intrincados mecanismos, a beleza do universo em cada canto, a rica diversidade das pessoas e seus modos de viver. É uma grande aventura estar vivo neste momento, onde existe existe sempre algo de novo, todos dos dias.

Esta curiosidade, aliada a uma imaginação hiperativa, me levou ao hábito de anotar minhas ideias, sempre que tive a impressão de que havia algo a mais sobre elas. No meu tempo livre, sempre que posso, desenvolvo estas ideias de forma independente. Nada nesta vida me dá mais prazer do que sentar sozinho pensando, calculando, programando, trabalhando em diagramas, planilhas e em geral sonhando com um Mundo melhor para todos nós. Sempre deixo uma térmica de café fresquinho ao meu lado. Quando estou "pesquisando", como gosto de chamar, mal percebo o tempo passar.

Sempre mantive minhas ideias para si, esperando que pudesse trabalhá-las um dia. Houveram apenas alguns momentos em que deixei de lado minhas próprias inseguranças para conseguir uma tão importante segunda opinião. Suponho que sempre considerei estas ideias meu tesouro pessoal. Comecei a registrar ideias por volta do ano 2008. Dos números que apresento aqui, aprendi que ideias boas, realmente boas, são incrivelmente raras. Uma ideia realmente boa constrói um império corporativo, salva milhões de horas de trabalho, ou melhora a qualidade de vida de todos, para sempre.

Porém, a medida que o tempo foi passando, foi ficando claro que jamais haveria tempo para desenvolver todas estas ideias. A luta pela sobrevivência é árdua. Apesar de me considerar bastante privilegiado, e isto tenha me dado um pouco mais de tempo, finalmente esta luta veio bater na porta. Somos livres apenas até certo ponto nesta vida. 

Ocorreu-me entretanto, que se permitisse que outros avaliassem por si mesmos estas ideias, ao invés de as segurá-las, então talvez parte do meu sonho se tornaria verdade. Está aí a razão pela qual este site foi feito. 

Não faço nenhuma promessa quanto a qualidade ou a viabilidade dessas ideias; algumas são bastante inusitadas, outras ingênuas em razão das minhas próprias ignorâncias [principalmente em Biologia e Química]. Mas talvez existam uma ou duas que podem levar você a algum lugar. É preciso coragem, entretanto, para encarar estas investigações; Algumas das coisas que proponho aqui significam uma vida inteira de trabalho paciente e dedicado, outras, além disso, demandam altos investimentos. Tenha receio em embarcar em algo que poderá não ver, em vida, se tornar concreto.

Sou totalmente a favor de praticar Ciência em casa, afinal Ciência deve ser algo que respiramos, mas note que existem de fato coisas que são muito perigosas para ser tentadas em sua casa. Sempre pesquise completamente quais os riscos inerentes a cada atividade, e proteja a si mesmo e as pessoas que ama, sempre. Existem ainda tarefas que são restritas por lei a pessoal autorizado. Você sempre têm a possibilidade de entrar em uma parceria com um laboratório de verdade, que vai ter além das permissões, os dispositivos de segurança. Se enveredar-se por este caminho você vai ser tentado muitas vezes a pegar atalhos; saiba que um cientista de verdade compreende que a paciência é uma virtude.

Caso você realize lucro com algo discutido aqui, eu peço que você use parte deste dinheiro para trazer bem a este Mundo, deixá-lo um pouco melhor do que o encontrou. Faça uma doação de caridade, banque alguém em seus estudos, ou aceite aquele acordo que não dá muito retorno financeiro. Essencialmente, apoie uma causa merecedora. Também entre em contato comigo se puder, adoraria saber como você conseguir tornar a ideia uma realidade.

Você pode me apoiar e minhas iniciativas de cientista amador através de doações [Me pague um cafezinho 😊]. Estas doações serão muito bem vindas. Você pode considerar também uma parceria de longo prazo, na forma de um acordo de mecenato. Ambas as opções estão disponíveis no final desta página.

Espero que se divirta bastante explorando estas ideias, tanto quanto eu me diverti em pensá-las. Existem seções de comentários caso deseja participar de alguma discussão ou deixar uma opinião. Não me ofenderei se me apontar uma ignorância ou uma falha de compreensão. Na realidade, ficarei bastante agradecido. 

Divirta-se,

Diego Alves

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, and The Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Want to know more about this image? Follow this external link.