O Baú das Ideias

Um lugar para um cientista amador compartilhar ideias não-convencionais e potencialmente embaraçosas.

[06/04/2023 04:32AM GMT-3] Estamos ficando mais ativos no Baú das Ideias de novo. Dê uma conferida no novo lote de ideias, 151-160, bem como novos trabalhos. Aproveite!

Agora temos Dev Notes. Disponível apenas em Inglês (US).

TL; DR

Meu nome é Diego Alves e eu sou um cientista amador. Nada nesta vida me dá mais prazer do que me sentar sozinho pensando em coisas novas e legais para tornar a vida das pessoas um pouco melhor. Você pode contribuir com minhas atividades de cientista amador através de doações ou por um acordo mais longo de mecenato, ambos disponíveis no final desta página. Espero que se divirta navegando em minhas ideias. Obrigado, e deixe um comentário se quiser.

Diego Alves

Olá!

Seja bem-vindo ao Baú das Ideias.

Permita-me uma apresentação: Meu nome é Diego Alves, tenho 33 anos e sou um estudante de faculdade de Engenharia Elétrica. Moro no Paraná, em uma cidade conhecida por um ponto turístico famoso, as Cataratas do Iguaçu. Vale a pena uma visita se você estiver pela região.

Desde de que era novo, sempre fui bastante curioso sobre o mundo. É fascinante, os intrincados mecanismos, a beleza do universo em cada canto, a rica diversidade das pessoas e seus modos de viver. É uma grande aventura estar vivo neste momento, onde existe existe sempre algo de novo, todos dos dias.

Esta curiosidade, aliada a uma imaginação hiperativa, me levou ao hábito de anotar minhas ideias, sempre que tive a impressão de que havia algo a mais sobre elas. No meu tempo livre, sempre que posso, desenvolvo estas ideias de forma independente. Nada nesta vida me dá mais prazer do que sentar sozinho pensando, calculando, programando, trabalhando em diagramas, planilhas e em geral sonhando com um Mundo melhor para todos nós. Sempre deixo uma térmica de café fresquinho ao meu lado. Quando estou "pesquisando", como gosto de chamar, mal percebo o tempo passar.

Sempre mantive minhas ideias para si, esperando que pudesse trabalhá-las um dia. Houveram apenas alguns momentos em que deixei de lado minhas próprias inseguranças para conseguir uma tão importante segunda opinião. Suponho que sempre considerei estas ideias meu tesouro pessoal. Comecei a registrar ideias por volta do ano 2008. Dos números que apresento aqui, aprendi que ideias boas, realmente boas, são incrivelmente raras. Uma ideia realmente boa constrói um império corporativo, salva milhões de horas de trabalho, ou melhora a qualidade de vida de todos, para sempre.

Porém, a medida que o tempo foi passando, foi ficando claro que jamais haveria tempo para desenvolver todas estas ideias. A luta pela sobrevivência é árdua. Apesar de me considerar bastante privilegiado, e isto tenha me dado um pouco mais de tempo, finalmente esta luta veio bater na porta. Somos livres apenas até certo ponto nesta vida. 

Ocorreu-me entretanto, que se permitisse que outros avaliassem por si mesmos estas ideias, ao invés de as segurá-las, então talvez parte do meu sonho se tornaria verdade. Está aí a razão pela qual este site foi feito. 

Não faço nenhuma promessa quanto a qualidade ou a viabilidade dessas ideias; algumas são bastante inusitadas, outras ingênuas em razão das minhas próprias ignorâncias [principalmente em Biologia e Química]. Mas talvez existam uma ou duas que podem levar você a algum lugar. É preciso coragem, entretanto, para encarar estas investigações; Algumas das coisas que proponho aqui significam uma vida inteira de trabalho paciente e dedicado, outras, além disso, demandam altos investimentos. Tenha receio em embarcar em algo que poderá não ver, em vida, se tornar concreto.

Sou totalmente a favor de praticar Ciência em casa, afinal Ciência deve ser algo que respiramos, mas note que existem de fato coisas que são muito perigosas para ser tentadas em sua casa. Sempre pesquise completamente quais os riscos inerentes a cada atividade, e proteja a si mesmo e as pessoas que ama, sempre. Existem ainda tarefas que são restritas por lei a pessoal autorizado. Você sempre têm a possibilidade de entrar em uma parceria com um laboratório de verdade, que vai ter além das permissões, os dispositivos de segurança. Se enveredar-se por este caminho você vai ser tentado muitas vezes a pegar atalhos; saiba que um cientista de verdade compreende que a paciência é uma virtude.

Caso você realize lucro com algo discutido aqui, eu peço que você use parte deste dinheiro para trazer bem a este Mundo, deixá-lo um pouco melhor do que o encontrou. Faça uma doação de caridade, banque alguém em seus estudos, ou aceite aquele acordo que não dá muito retorno financeiro. Essencialmente, apoie uma causa merecedora. Também entre em contato comigo se puder, adoraria saber como você conseguir tornar a ideia uma realidade.

Você pode me apoiar e minhas iniciativas de cientista amador através de doações [Me pague um cafezinho 😊]. Estas doações serão muito bem vindas. Você pode considerar também uma parceria de longo prazo, na forma de um acordo de mecenato. Ambas as opções estão disponíveis no final desta página.

Espero que se divirta bastante explorando estas ideias, tanto quanto eu me diverti em pensá-las. Existem seções de comentários caso deseja participar de alguma discussão ou deixar uma opinião. Não me ofenderei se me apontar uma ignorância ou uma falha de compreensão. Na realidade, ficarei bastante agradecido. 

Divirta-se,

Diego Alves

Diego Alves

Diego Alves


Se você também gosta da boa música brasileira, pode ler as ideias ouvindo esta playlist [Youtube].

Procure pelo Dinossauro Amistoso! Páginas com este símbolo são especialmente preparadas para engajar crianças em Ciência, com a supervisão de um adulto. Elas também server para aqueles adultos que nunca cresceram!

 IDEIAS e PENSAMENTOS

Para facilitar o acesso, você pode conferir um índice completo das ideias, aqui.

TRABALHO em IDEIAS

Para facilitar o acesso, você pode conferir um índice completo dos trabalhos em ideias, aqui

Captura de CO2 em Veículos

Escudos, a Busca

Ouro e Raios-X

Caneta RGB

Motor Gravítico

Frutas

Filtrando Átomos, uma Sequência 1

Desenhar Fluxos de Caixa

Primos, A Busca 2

Problema dos Quadrados

Fluxo de Trabalho

Filtrando Átomos, uma Sequência 2

R2-D2

Negócio de Restaurante

Desafios Antigos

[Descobertas Publicadas em 30/10/2022] Desafio #1 na Ideia #150: O Desafio das Frutas 

Caixinha de Doações ->

For donations in US dollars, please click here. I'll take you to the Donorbox/STRIPE system of donations.


[10/07/2022 07:16AM GMT-3] Estou trabalhando para mudar o serviço que operacionaliza as doações. O PayPal morreu aqui :'( 

[14/07/2022 22:58PM GMT-3] Estou tentando trocar o serviço de doações para o PAGSEGURO da UOL. 

[24/07/2022 20:43PM GMT-3] A doação por PAGSEGURO/UOL foi testada e está funcionando.

[COMENTÁRIO] Sete meses ou até o próximo asteroide do fim do mundo atingir a Terra. De acordo com as notícias isto ocorre duas vezes por dia.

PROPOSTA DE ACORDO DE MECENATO

No passado, haviam mecenas que associavam-se a pessoas de espírito criativo e os mais fantásticos trabalhos de mármore, ciência e literatura eram criados. Hoje, parece que esta prática foi perdida. Será que não poderíamos reviver esta antiga tradição, talvez dar-lhe uma roupagem moderna?

Estou buscando um mecenas que me garanta um rendimento modesto para que possa trabalhar, durante todo o dia, em minhas ideias. Em troca este mecenas receberia todos os direitos exclusivos e irrestritos aos trabalhos produzidos.

Este acordo é mutualmente benéfico. Eu recebo o que preciso para que possa fazer o que faço de melhor: pensar e criar. Consigo me afastar das demandas de manter-me financeiramente. Em troca, abro mão das oportunidades que se apresentariam caso eu levasse a cabo minhas ideias sozinho. 

É mais do que um acordo justo. No intuito de ser completamente transparente, entretanto, é preciso avisá-lo de que existe risco considerável. Simplesmente não posso prometer que, apesar dos meus esforços incansáveis, haverá alguma ideia nova e brilhante amanhã. Tudo o que posso prometer é que você terá de mim o meu melhor; afinal estarei sinceramente motivado; e que sempre serei sempre absolutamente transparente.

Com relação a esta proposta, você pode me contatar diretamente no e-mail dalves.ufscar[at]gmail.com

Troque [at] por um símbolo de arroba, @

BANNER IMAGE CREDITS: NASA, ESA, and The Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Want to know more about this image? Follow this external link.